segunda-feira, 27 de julho de 2015

Poesia em Selos das Nações Unidas

A Administração Postal das Nações Unidas emitiu no passado dia 20 de Março, uma série de selos dedicada ao «Dia Mundial da Poesia», apresentada em folhas com seis selos. Como podem ver pelas imagens, são seis folhas/blocos, duas para cada sede de Nova Iorque, Viena e Genebra, e cada uma representa um poeta, com um dos selos a mostrar o poema escolhido, e o outro selo com o símbolo do «Dia Mundial da Poesia».

O artista desenhador, Sergio Baradat, das Nações Unidas, pegou nos poemas e interpretou os temas para o seu trabalho de ilustração. Cada tema exemplifica uma verdade universal: o tempo que se esgota, o perdão, a saudade, o amor, a sabedoria e a natureza. No poema russo de Alekséy Tolstoy, usou uma pintura de Nikolai N. Dubowski. Quanto aos outros poetas representados, são: William Wordsworth (1770-1850); José Martí (1853-1895); Li Bai (701-762); Anaïs Nin (1903-1977); e Rumi (1207-1273).

É uma emissão muito bonita, com a habitual qualidade artística dos selos das Nações Unidas, e com o trabalho de impressão da Cartor Security Printing, de França. Nos próximos dias vou recuperar mais duas emissões da ONU que já foram lançadas, e que eu ainda não divulguei.






Sem comentários:

Enviar um comentário