quarta-feira, 15 de julho de 2015

Novidades Filatélicas da Islândia

Os Correios da Islândia puseram a circular no passado dia 30 de Abril, cinco emissões filatélicas, que têm destaque na nossa página de filatelia de hoje. E começo por um selo auto-adesivo, que assinalou a realização em Reykjavik dos «Jogos dos Pequenos Estados da Europa», em Junho deste ano. Estes jogos realizam-se de dois em dois anos, desde 1985, e têm como objectivo promover o ideal do Movimento Olímpico e fortalecer os laços de amizade entre as nações que compõem estes jogos, e que são Andorra, Chipre, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, San Marino e Montenegro. O selo tem trabalho artístico de Elsa Nielsen, e impressão de Österreichische Staatsdruckerei.

Comemoraram também o Bicentenário da Sociedade Bíblica Islandesa, com um selo de valor facial B50g (correio doméstico não prioritário), com design de Oscar Bjarnason, e impresso por The Lowe Martin Group. É a mais antiga associação islandesa, e tem por missão a edição e difusão da Bíblia em todo o país, com a colaboração das Sociedades Bíblicas Nórdicas. Outro selo assinala os «100 Anos do Sufrágio Feminino», com trabalho artístico de Kristín Póra Gudbjartsdóttir, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Desde 1885 que a Associação Islandesa dos Direitos das Mulheres vinha lutando pelo sufrágio geral para as mulheres, e só em 1915 o Rei Dinamarquês ratificou uma lei do Parlamento que deu o direito de voto e de serem eleitas.

A emissão «Europa 2015» da Islândia, mostra dois brinquedos antigos feitos em madeira, um pato e um camião. O design é de Borgar Hjorleifur Arnason, e de Stefán Logi Borgarsson. Outra comemoração que assinalaram com emissão filatélica, foi do Centenário da Bandeira da Islândia, com um selo e um bloco filatélico. O artista desenhador é Hördur Lárusson.






Sem comentários:

Enviar um comentário