quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Emissões Filatélicas da Croácia

A Comunidade Islâmica na Croácia, assinalou este ano o centenário do reconhecimento pelo Parlamento Croata, da igualdade entre a religião islâmica e as outras religiões , e os Correios da Croácia - Hrvatska Posta emitiram um selo comemorativo que mostra o Centro Islâmico de Zagreb. O primeiro dia de emissão foi a 27 de Abril, e os autores do desenho foi Nuradin Dino Trtovac, e da fotografia Edid Ahmetasevic.

A Rádio e a Televisão croatas também assinalam aniversários este ano, os 90 anos da primeira emissão radiofónica que aconteceu no dia 15 de Maio de 1926, da Rádio Zagreb, e a primeira transmissão ao vivo da Televisão de Zagreb que foi para o ar em 1956, faz agora 60 anos. Houve emissão filatélica comemorativa no dia 26 de Abril, com este selo e vinheta da autoria dos designers Ivana Vucic e Tomislav-Jurica Kacunic.

Uma série de dois selos dedicada a «Inventores e Invenções Croatas», foi posta a circular no dia 27 de Abril, representando Eduard Slavoljub Penkala (1871-1922), criador de uma lapiseira e caneta de tinta permanente, e Giovanni Biagio Luppis que criou uma nova arma naval, o torpedo, que construiu com a colaboração do engenheiro inglês Robert Whitehead. A emissão tem trabalho artístico de Ariana Norsic, de Samobor. A última emissão que divulgo hoje, deste mês de Abril, uma série de quatro selos, foi posta a circular no dia 20 e representa «Croatas Famosos», como o poeta Mirko Bogovic (1816-1893), a dançarina Mia Corak Slavenska (1916-2002), a cantora lírica Sidonija Erdody Rubido (1819-1884), e Slavko Kolar (1891-1963), escritor croata. A série tem trabalho artístico de Katarina Loncar, designer de Zagreb.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário