sábado, 6 de agosto de 2016

Publicações recebidas - Agosto - 1

A revista trimestral «Le Philatéliste Belge», é o órgão oficial da Société Philatélique Belge, e esta que recebemos recentemente é o nº 18 da nova série, referente a Julho, editada por Patrick Maselis, destacado filatelista belga e Presidente do Club de Monte-Carlo. Apresenta cinco estudos filatélicos, de história postal internacional e belga de grande qualidade, como o de James Van der Linden, chefe de redacção desta publicação, sobre o «Tratamento da Correspondência dos Antigos Estados Italianos por Metternich 1830-1842», ou a segunda parte do artigo «A Bélgica e o Tratado de Versalhes», de Hubert De Belder, entre outros. A capa mostra um postal com a imagem de Clément Wenceslas Népomucène Lothaire, de Metternich (1773-1859).

Do Luxemburgo chegou a publicação «Le Moniteur du Collectionneur» nº 3 de 2016, órgão oficial da FSPL - Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg. A vida associativa dos filatelistas luxemburgueses, é o grande destaque destas edições, que vão mostrando as exposições e comemorações que realizam em vários locais, como a «EXPHIMO 2016», Exposição Internacional que se realizou de 14 a 16 de Maio, em Bad Mondorf, organizada pela Philcolux, ou o 50º Aniversário do Cercle Philatélique Echternach, que foi comemorado em Maio, juntamente com o 27º Dia da Maximafilia. O Congresso da FEPA, que se realizou por ocasião da LUBRAPEX 2016, em Viana do Castelo, também está em destaque num artigo de Jos Wolff, Presidente da FSPL, e Presidente Honorário da FIP - Federação Internacional de Filatelia.

O «Rio Grande Filatélico» é o órgão de divulgação da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. E este é o número 73 desta publicação, referente a Abril/Junho de 2016, onde Henrique Bunselmeyer Ferreira, Presidente desta Sociedade Filatélica e editor da revista, escreve sobre a história da sua fundação quando comemoram os 85 anos de existência, com muitas imagens ilustrativas destes anos de associativismo. Todas as mostras e exposições que realizaram, as peças filatélicas comemorativas que editaram, os vários editores do órgão oficial, as notícias dos jornais, os presidentes que ao longo dos anos dirigiram a Sociedade, tudo faz parte desta história aqui bem retratada. Um outro destaque vai para a homenagem a Jaime Kahan, falecido em 9 de Abril deste ano, um grande filatelista que também dirigiu esta casa e a revista.



Sem comentários:

Enviar um comentário