quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Raças Autóctones de Portugal

Hoje temos uma nova emissão dos CTT - Correios de Portugal, a série de seis selos e uma folha miniatura do tema "Raças Autóctones de Portugal", num trabalho de design de Francisco Galamba, e com impressão de Cartor Security Printing, de França. Estes selos mostram espécies representativas de várias regiões, algumas em risco de extinção pelas alterações verificadas no mundo rural, nos últimos anos.

Assim temos: o Touro da Raça Mertolenga; a Vaca Barrosã, da região do Minho; a Ovelha Galega Mirandesa, da região Transmontana; a Ovelha da Raça Merina Preta; a Cabra Algarvia; e a Cabra Serrana, uma raça que se dispersou pelo país a partir da região da Serra da Estrela. Do texto da pagela de apresentação da emissão transcrevo este pequeno parágrafo, que nos dá uma ideia da quantidade de raças autóctones portuguesas existentes. "Em Portugal, estão reconhecidas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária 47 Raças Autóctones de espécies pecuárias: 15 raças de Bovinos, 15 de Ovinos, 6 de Caprinos, 4 de Equídeos, 4 de Galináceos e 3 de Suínos. Estas raças apresentam características morfológicas e distribuições geográficas próprias, algumas das quais com distribuição restrita a um reduzido número de Concelhos."


2 comentários:

  1. Sou neto de Portugues, e adoro os selos de Portugal, gostaria muito de poder comprar alguns exemplares, poderiam me informar como poderia adquiri-los, ficarei imensamente grato. um abraço carinhoso ao povo Portugues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela mensagem.
      Envie-me um e-mail para mariofilatelico@gmail.com , pode ser que o venha ajudar. Mário Paiva

      Eliminar