segunda-feira, 19 de julho de 2021

A Chegada de Fernão de Magalhães às Filipinas

 A 16 de Março de 1521, Fernão de Magalhães chegava às Filipinas na sua viagem de circum-navegação, viagem que terminaria para ele um mês depois. A comemoração filatélica desta primeira grande viagem de volta ao mundo iniciada por Fernão de Magalhães e concluída por Juan Sebastián Elcano, tem agora esta emissão lançada hoje pelos CTT - Correios de Portugal, que mostra a missão religiosa que o navegador português também levou para aquelas paragens, cerimónias que ainda hoje são celebradas pelas comunidades católicas locais.

A emissão é composta por estes dois selos e bloco filatélico, um trabalho de design gráfico de Folk Design, que representa a cruz de Magalhães, erguida pelo navegador na sua chegada a Cebu, em 1521, e que se encontra em capela próxima da Basílica do Santo Niño, e no selo de € 1,00 a imagem do Santo Niño que o navegador entregou à Rainha de Cebu. O bloco filatélico para além de mostrar uma representação dessa cerimónia, uma pintura acrílica sobre tela de Bernardo A. Maac, de 2020, representa ainda o atlas da região asiática de Fernão Vaz Dourado, de 1571, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e a Nau Victoria. O trabalho de impressão foi dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing. 





1 comentário:

  1. Bolas. Os Ctt não fazem por menos. No final do ano 200€ não chega para comprar todos os produtos filatélicos do ano. Assim o mero coleccionador de selos correntes não tem como comprar a verdadeira nata da filatelia.E desta maneira há menos concorrência junto dos clássicos.

    ResponderEliminar