domingo, 11 de julho de 2021

A Literatura Filatélica que chega do Brasil

 As excelentes publicações que chegam do Brasil merecem um destaque especial, e para começar tenho a «FILACAP» número 204, a publicação de divulgação do coleccionismo da "Associação Cultural FILACAP", de Cachoeira Paulista, dirigida pelo Prof. José Maurício do Prado, com esta capa que destaca uma peça filatélica do artigo do Dr. Roberto Antonio Aniche sobre a Poliomielite e as vantagens da vacinação, um tema tão actual e por muitos desvalorizado. Também o filatelista e maximafilista português Américo Rebelo nos brinda com um dos seus excelentes artigos, "Os Galináceos - Os Galos e as Galinhas vistos através da maximafilia".

Para além de muita informação das novidades brasileiras e mundiais, e também dos eventos filatélicos programados para os próximos tempos, apresenta outros excelentes artigos de que destaco: de Agnaldo de Souza Gabriel, "Máximo Postal, esse reconhecido!", título que é uma homenagem ao livro "Máximo Postal, esse desconhecido", de Raymundo Galvão de Queiroz, de 1994; de Aluisio Queiroga, "Edifício-Sede dos Correios"; e de  Bruno Diniz três textos sobre numismática e notafilia. Outros textos muito interessantes completam esta edição.


A seguir trago-vos as imagens do jornal "O Estado de São Paulo" do passado dia 9 de Julho, quando assinalaram a Revolução Constitucionalista de 1932, com um artigo de Reinaldo Macedo, Vice-Presidente da FIP para as Américas, sobre as histórias de vida que encontrou em cartas e postais dos soldados paulistas que enfrentaram as tropas federais. Houve mesmo um serviço postal exclusivo em São Paulo, e todas essas histórias, relatórios, decretos e outros documentos que o filatelista tem na sua colecção, fazem parte do livro que está a preparar e que será lançado quando esta Revolução Constitucionalista fizer 90 anos, a 9 de Julho de 2022. Deixo aqui algumas das imagens do jornal, enviadas pelo amigo Fabio Flosi, essencialmente o artigo sobre essas cartas e o cabeçalho do jornal.





Do "Clube Filatélico Brusquense", de Brusque, chegou por e-mail enviado pelo seu Presidente Jorge Paulo Krieger Filho, o «Boletim Filatélico» nº 38, referente aos meses de Julho e Agosto, com esta capa dedicada aos Grandes Exploradores, e em especial ao inglês David Livingstone num artigo do presidente e editor desta publicação. Outro destaque desta edição vai para o lançamento de livros sobre Anita Garibaldi, neste ano em que se assinala o bicentenário do seu nascimento, eventos que tiveram a participação do Clube Filatélico Brusquense. Este tema foi capa desta publicação no número 34.

Neste ano de Olimpíadas, apresentam um artigo de Jorge Bianchini "Olimpíadas 2020", que faz uma retrospectiva deste tema na filatelia, em especial datas marcantes de alguns destes Jogos Olímpicos. Ainda destaco o artigo de Ulrich Schierz, "Rio Grande do Sul - Selos contam a história", as várias notícias associativas e outros textos muito interessantes que completam esta edição.


O «Rio Grande Filatélico» número 93, é o órgão de divulgação da "Sociedade Filatélica Rio-Grandense", de Porto Alegre, que este ano celebra o 90º aniversário, reproduzindo nesta edição a acta da sua fundação e a lista dos sócios presentes naquela data (21 de Junho de 1931). Já anteriormente tinha feito referência a este aniversário tão importante para estes filatelistas, desejando que continuem a celebrar por muitos mais anos.

Entre os vários artigos apresentados nesta edição, destaco: de Ulrich Schierz, "A República de Weimar - Política e Filatelia"; de Louise Gabler o artigo "Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros", originalmente publicado em 2014 pela Memória da Administração Pública Brasileira/Arquivo Nacional; "Salomé, a Original", de Fabio Monteiro, originalmente publicado no blog Picote e Filigrana, do mesmo autor; de José Alberto Junges, "Carimbo mudo em Olho-de-Boi"; e de Fabio Monteiro, "Dois Mistérios: O carimbo CCMRSF e a Agência Postal Comipão", também já apresentado no blog.


Sem comentários:

Enviar um comentário