sexta-feira, 23 de julho de 2021

Jogos Olímpicos de Tóquio - I

 Esta é a primeira de uma série de notícias sobre as novidades filatélicas que algumas administrações postais lançaram para celebrar os "XXXII Jogos Olímpicos - Tóquio 2020/21". E a primeira imagem é da série de dois selos que os Correios do Japão lançaram para celebrar a passagem da "Tocha Olímpica" pelo território nacional, esta folha miniatura com cinco séries que veio a selar uma carta de amigos que vivem em Fukui.


A 18 de Junho, os Correios de França - La Poste lançaram esta emissão de bloco redondo "Sport Couleur Passion", com esta cor amarela que representa a Ásia. Os seis selos mostram novas disciplinas olímpicas e outras clássicas, como o judo que foi inventado no Japão. Há ainda o rugby de 7, a esgrima masculina paraolímpica, o skate, breakdance e a escalada. A França é um país forte na disciplina de judo, o segundo país no palmarés olímpico com 49 medalhas, sendo 14 de ouro. Este é um trabalho artístico de ilustração de Sandrine Chimbaud, com grafismo de Agence Absinthe, baseado em fotos de Sport Presse.



Os Correios da Eslováquia puseram a circular no dia 14 de Abril este selo, que para além de celebrar estas olimpíadas, homenageia o Comité Olímpico Eslovaco e os atletas que deram muitas vitórias à Checoslováquia. Deixo também a imagem da folha especial com carimbo de primeiro dia, e em que o destaque vai para a natação. É um trabalho de design de Nana Furiya, e a impressão foi de Tiskárna Hradistko, s.r.o..



Hoje dia 23, da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, os Correios de Hong Kong lançaram esta série de quatro selos também apresentada em folha miniatura, como mostro na imagem, representando disciplinas olímpicas em que a delegação da China/Hong Kong é forte candidata a medalhas. O design é de Hikoko ITO, e a impressão é de Cartor Security Printing, de França.


Sem comentários:

Enviar um comentário