quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Publicações recebidas - Dezembro - I

Homenagem dos Correios do Canadá a Ayrton Senna, quando passaram cinquenta anos da Fórmula 1 naquele país norte-americano, em 2017, imagem de postal máximo que ilustra a excelente capa da revista «FILACAP» nº 206, da "Associação Cultural FILACAP", de Cachoeira Paulista, do Brasil. Esta emissão canadiana homenageou outras grandes figuras do desporto automóvel. A maximafilia está em destaque, com o artigo de Agnaldo de Souza Gabriel, "Como melhorar uma coleção de Maximafilia", e também de Américo Rebelo "Os Abelharucos vistos através da Maximafilia", e de Aluisio Queiroga, "Caixa Económica Federal".  

Destaco ainda outros excelentes textos, como: de José Paulo Braida Lopes, "Um selo uma história"; do Dr. Roberto António Aniche, "O deficiente físico na filatelia - Parte XIII - Mutilados de Guerra"; "Classificação dos selos falsos (postais)", de Peter Meyer; e os artigos de numismática de Bruno Diniz, entre outros de muito interesse.



As imagens de Inverno fazem sempre bonitas capas do órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 12 de 2021, capa que nos deseja um Feliz Natal e Ano de 2022 e nos mostra as emissões austríacas deste ano, as dedicadas a esta quadra. Outro destaque nesta edição é sobre a Feira Filatélica e Numismática - "NUMIPHIL 2021", que aconteceu a 10 e 11 de Dezembro, em Viena.

Continua nesta edição a série de artigos sobre o centenário das emissões de "Burgenland", selos austríacos e húngaros que levaram sobrecargas e sobretaxas na altura das revoltas e referendos sobre as ocupações dos dois países. Apresenta ainda muita informação das actividades associativas da Áustria, agenda das exposições austríacas e internacionais, e o suplemento "Album" da responsabilidade dos Correios da Áustria, para além de outros artigos de história postal.



Outra publicação que nos brinda sempre nesta quadra com imagens natalícias é «Filatelista», o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", que este ano nos dá imagem de uma emissão de selos britânicos. Neste ano em que se assinalou o centenário do nascimento do artista polaco Czeslaw Slania, a publicação contou com a colaboração do biógrafo Zygmunt K. Jagodzinski para mostrar aspectos pouco conhecidos deste mestre da ilustração e gravação.

Para além de muita informação da vida associativa dos filatelistas polacos, e da apresentação das novidades nacionais e internacionais, apresenta sempre muitos artigos e estudos filatélicos de vários temas, de que destaco desta edição: de Justyna Jeleniewska-Janusz e Valeryia Kazlouskaya, "Projectos de emissões de selos não lançados dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sapporo, de 1972"; "Raridades Polares", de Elzbieta e Andrzej Szostakowie; "O correio polaco em Ihumen - uma nova descoberta", de Andrzej Klosinski, entre outros artigos muito interessantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário