terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

A Arte e os Artistas Croatas

 Edo Murtic (1921-2005) é um pintor croata, um dos fundadores da pintura abstracta na região e o artista mais importante da segunda metade do século XX na Croácia. Estudou na Academia de Belas Artes de Zagreb, e completou um curso de pintura em Belgrado. A obra aqui apresentada no selo é "Good Day Red", de 1980, um óleo sobre tela do acervo da Fundação Murtic, obra fotografada por Goran Vranic. O primeiro dia de emissão foi a 26 de Novembro de 2021, um trabalho dos designers Ivana Vucic e Tomislav-Jurica Kacunic, e impressão de AKD d.o.o., de Zagreb.

Estes mesmos designers e casa impressora assinam os trabalhos artísticos do selo que representa uma obra do artista Ivan Kozaric (1921-2020), a escultura em bronze dourado "Grounded Sun", de 1971. Esta escultura foi feita pela primeira vez em fibra de vidro e colocada no espaço público, em frente ao Teatro Nacional Croata de Zagreb. Como foi vandalizada e queimada, foi reconstruída em bronze, em 1994, continuando desde essa altura em espaço público de Zagreb.

A última imagem é do selo que foi posto a circular no dia 12 de Julho de 2021, da emissão "Joalharia Tradicional do Mediterrâneo", emissão conjunta dos países membros da União Postal do Mediterrâneo. O selo mostra brincos em ouro usados pelas mulheres de Konavle nas festas tradicionais de casamento, um trabalho de design gráfico de Alenka Lalic, baseado na fotografia de Marko Ercegovic. O trabalho de impressão foi de AKD d.o.o., de Zagreb.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário