sábado, 19 de fevereiro de 2022

Turismo Cultural e Religioso na Croácia

 Quando se pensa em turismo cultural, vem logo à ideia a visita a grandes metrópoles com vários espaços e programas culturais variados, mas também a oportunidade de conhecer pequenas aldeias e vilas com as suas comunidades, hábitos e património religioso, muito rico em obras de arte. As emissões de selos dão uma ajuda nessa escolha, sendo por isso uma importante fonte de divulgação do património.

É o que acontece com estas emissões filatélicas dos Correios da Croácia postas a circular no mês de Junho do ano passado, a primeira que nos mostra "Santuários Marianos" e suas obras de arte, um trabalho do designer Dean Roksandic, baseado em fotografias de Mario Romulic, Drazen Stojcic e Elvir Tabakovic. Podemos ver: a Igreja da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, de Remete; a Estátua Milagrosa de Maria, datada do ano de 1490; o Santuário de Nossa Senhora de Trsat, o mais antigo santuário mariano da Croácia, dos séculos XIII - XIV; e a imagem da pintura "Mãe de Misericórdia", da Igreja de Trsat, oferecida pelo Papa Urbano V, em 1367.






Esta segunda emissão é dedicada à cidade croata de Nin, no condado de Zadar, e que foi a primeira capital dos croatas, com a sua Igreja de Santa Cruz, a mais pequena catedral do mundo, construída no século IX em estilo pré-românico. O outro selo mostra uma vista aérea da lagoa com a cidade velha em destaque, fundada pelos liburnos no século IX aC. O trabalho de design desta emissão também é do artista Dean Roksandic, e a impressão destas emissões foi de AKD d.o.o., de Zagreb.



Sem comentários:

Enviar um comentário