terça-feira, 26 de abril de 2022

Publicações recebidas - Abril - I

 Hoje vou deixar aqui um cheirinho das excelentes publicações filatélicas que recebo regularmente, com a promessa de voltar daqui a dias a esta rubrica para regularizar atrasos. Procurem e leiam estas publicações, pois são sempre uma mais valia para o coleccionismo. E começo com o «Boletim do Clube Filatélico de Portugal» número 475, com a capa a mostrar um mapa antigo das Ilhas dos Açores, publicação que nos dá dois artigos de história postal destas ilhas, de Eduardo e Luís Barreiros "A família Dabney nos Açores 1806-1892. Singelo contributo para a história postal do Faial", e de Bento Grossinho Dias "Apontamentos de Marcofilia #1. Nos Açores, quando o carimbo tinha o topónimo errado".

Destaco ainda o artigo "Paris corre para 2024", sobre as XXXIII Olimpíadas, um texto do nosso especialista Fernando Teixeira Martins, e a conclusão dos artigos "O Exotismo do Chocolate na Filatelia", de Olga Fernandes Esse, entre outros textos e estudos de grande interesse.



Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, e o seu grande dinamizador o Prof. José Maurício do Prado, editam o boletim «FILACAP» nº 207 que assinala na capa os 50 anos da associação, e descrevendo no interior alguns dos momentos mais importantes desta vida dedicada ao coleccionismo. Vão realizar uma Mostra Filatélica durante o mês de Maio, uma iniciativa que divulguei no passado dia 18. Desta edição destaco os artigos, entre outros também muito interessantes: do Dr. Roberto Aniche "O Deficiente Físico na Filatelia Parte XIV - Don Carlo Gnocchi - O Anjo das Crianças"; "Carimbos Temáticos do Brasil - Artigo 3", de José Evair Soares de Sá; "Notas sobre História Postal Alemã: Eilnachrichtenkarten", de Wilson de Oliveira Neto, um estudo sobre cartões de mensagens expressas; e "O Jardineiro", de Peter Meyer.



Da Polónia chega regularmente o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, «Filatelista» número 1194, referente ao mês 4 do ano de edição 69, com esta capa que nos mostra uma peça filatélica portuguesa em cortiça, para destacar o artigo de Krzsztof Trawinski "A cortiça não é só para as garrafas", um artigo que mostra e descreve outras peças filatélicas portuguesas e de outros países sobre este tema.

O mais recente chefe de redacção desta publicação, Adam Szuler, destaca no editorial a retoma da vida associativa filatélica, lentamente mas já com presença de muitos filatelistas, e o cancelamento da exposição "OSTROPA 2022", devido à guerra, mas por outro lado o grande êxito de visualização da 2ª Exposição Filatélica Virtual Especializada "OPEN - OLAWA 2021". Muitos outros artigos de história postal e filatelia temática, para além de informação das novidades e da vida associativa, completam esta edição.


Sem comentários:

Enviar um comentário