segunda-feira, 9 de maio de 2022

Emissão Europa 2022 - Histórias e Mitos - I

 Já começam a ser lançadas as emissões Europa de 2022 com o tema "Histórias e Mitos", tema que vai mostrar e dar a conhecer lendas que foram fundamentais na formação da cultura popular e das crenças religiosas de cada país, e da Europa num todo com a sua cultura milenar. A emissão portuguesa foi lançada hoje, os habituais selos e blocos para Portugal Continental, Açores e Madeira, com as ilustrações a representarem as histórias como se fossem uma banda desenhada, isto nas imagens de fundo dos blocos.

Assim temos para a emissão de Portugal Continental a "Lenda de Nossa Senhora da Nazaré", a salvação in extremis de D. Fuas Roupinho na falésia da Nazaré, quando perseguia o que ele considerava ser um veado. Este bloco e selos têm ilustrações de Mainland Portugal - Tiago da Silva. A emissão do Arquipélago dos Açores apresenta a "Lenda da Caldeira de Pêro Botelho", que nos dá a conhecer a história de um homem de mau feitio que caiu numa gruta das Furnas, na Ilha de São Miguel, e desde então implora «Tirem-me daqui! Tirem-me daqui!». É um trabalho de ilustração de Jorge Macedo.

A emissão do Arquipélago da Madeira, com ilustração de André Caetano, relata a "Lenda de Machim", que nos dá a conhecer a história de um jovem inglês, Roberto Machim, que se enamora por uma jovem aristocrata, Ana Arfet. Eles fogem de barco e com uma tempestade vão desembarcar numa ilha que seria mais tarde descoberta pelos portugueses. Eles morreram e foram enterrados numa região que é hoje conhecida por Machico. Esta emissão filatélica dos CTT - Correios de Portugal tem trabalho de design gráfico de Carla Caraça Ramos, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing. Foram ainda editados bilhetes-postais e os habituais sobrescritos de primeiro dia.

PostEurop começa hoje o concurso do "Selo Europa Mais Bonito de 2022", uma votação em que todos os interessados podem participar até dia 9 de Setembro, através desta ligação que deixei aqui.








Sem comentários:

Enviar um comentário