domingo, 8 de maio de 2022

Professor Ensinava os Alunos com Selos

 Gastone Rizzo (1922-2019) foi um professor italiano de Verona que, com a sua paixão pela filatelia, ensinava os seus alunos através dos selos postais, entusiasmando para a compreensão das matérias e incentivando o coleccionismo filatélico nos jovens. Era considerado a nível nacional e internacionalmente o "Mestre dos Selos". Ele também chegou a ser consultor filatélico da empresa holandesa Althea, de Parma, que produzia um lanche baseado em frutas onde incluíam um selo postal em cada embalagem de "Cremifrutto", isto nos anos 50/60. Com a sua experiência de coleccionador, criaram um clube filatélico e uma revista para os jovens sócios, o boletim "Franco Bollino", clube que foi um dos maiores com mais de cento e setenta e cinco mil jovens coleccionadores e consumidores de cubos de geleia de fruta.

Os Correios de Itália - Posteitaliane lançaram ontem em Parma, dia 7 de Maio, este selo comemorativo do centenário do nascimento do "Mestre dos Selos", um trabalho de design de Marco Ventura, e impressão do Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato SpA.

Esta informação e imagens chegaram através dos amigos italianos do Circolo Filatelico Bergamasco, de Bergamo, do "il Postalista" com texto de Danilo Bogoni, e com as memórias das filhas de Gastone Rizzo, Maristella e Lionella Rizzo.






Sem comentários:

Enviar um comentário