quinta-feira, 14 de julho de 2022

Bicentenário da Independência do Brasil

 O "Grito do Ipiranga - Independência ou Morte!", proferido por D. Pedro a 7 de Setembro de 1822, simboliza a Independência do Brasil, culminando a 1 de Dezembro do mesmo ano com a sua coroação como Imperador. A comemoração deste bicentenário traz várias iniciativas culturais e oficiais, incluindo filatélicas com a emissão conjunta de selos a 7 de Setembro, do Brasil e Portugal.

Desde 2017 que os Correios do Brasil estão a emitir selos dedicados a esta comemoração da independência, sendo este o ano do grande destaque e do último selo da série de 6, que foi lançado no passado dia 29 de Junho, a primeira imagem que mostro. É um trabalho de design gráfico de Ely Borges e Isabel Flecha de Lima, que mostra a pintura de Georgina Moura Andrade de Albuquerque, "Sessão do Conselho de Ministros", do acervo do Museu Histórico Nacional, e a pintura "D. Pedro I" de Simplício Rodrigues de Sá, do acervo do Museu Imperial.

Mas dois outros selos foram postos a circular dias antes, no dia 17 de Junho o selo que representa a Marca Oficial da comemoração, o selo verde e amarelo com a representação do punho de D. Pedro com a espada, um trabalho de design dos Serviços de Filatelia dos Correios. A última imagem é do selo "Bicentenário da Independência - Movimentos Populares", realçando a participação do povo, dos mais desfavorecidos que naquele tempo, e ao longo destes duzentos anos, se bateram e defenderam o país. O trabalho artístico é de Hal Wildson e o primeiro dia de emissão foi a 25 de Junho. O trabalho de impressão destes selos foi da Casa da Moeda do Brasil.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário