domingo, 24 de julho de 2022

Publicações recebidas - Julho - I

 Em 2005 a actriz Greta Garbo, se fosse viva, faria cem anos, e os Correios dos Estados Unidos e da Suécia lançaram uma emissão conjunta, que é o destaque da capa da publicação «Filatelista» número 1197, o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów. Esta imagem da extraordinária actriz sueca, gravada por Piotr Naszarkowski, um aluno de Czeslaw Slania, serve de motivo para o artigo de Zygmunt K. Jagodzinski, "Do desenho à gravação", sobre a técnica de impressão em rotogravura. Este tema da impressão de selos e provas aparece noutros artigos desta edição, um tema muito interessante para especialistas.

A filatelia a voltar ao normal, como nos diz Marian Wawrzynkowski, recordando as exposições e conferências filatélicas que se têm realizado nos últimos tempos, assim como a XXIX Conferência da Academia Polaca de Filatelia, que aconteceu em Ciechocinek no último fim-de-semana de Maio. Outros artigos de história postal, filatelia temática e notícias do associativismo completam esta edição.



Uma fotografia da cidade Suíça de Lugano, recorda que aconteceu ali a Exposição Filatélica "HELVETIA 2022", um dos destaques do «The Philatelic Journalist» número 168, o órgão de divulgação da Association Internationale des Journalistes Philatéliques, que destaca nesta capa outras importantes notícias, como a transferência da Feira Internacional de Filatelia para a Cidade de Ulm, nas margens do Danúbio, a feira que era realizada anteriormente em Sindelfingen.

Outra importante realização que está em destaque é a Exposição Mundial "IBRA 2023", que começa a mexer com a programação das conferências e reuniões de grupos de estudo, e com a inscrição de participantes até Setembro. Também os resultados da participação de alguns membros da AIJP nas últimas exposições internacionais, estão referenciados nesta edição, e com tristeza não vemos referência à Literatura Filatélica Digital que tem feito tanto pelo desenvolvimento da filatelia mundial.


Sem comentários:

Enviar um comentário