segunda-feira, 5 de maio de 2014

Centenário da I Guerra Mundial

Assinala-se este ano o centenário do início da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918). Vão ser emitidos selos e peças filatélicas em muitos países, e hoje temos aqui uma dessas emissões, posta a circular no passado dia 22 de Abril pelos Correios da Austrália - Austrália Post.

Esta emissão é a primeira de cinco, que ao longo destes próximos cinco anos, vão contar a história cronológica da participação australiana na I Guerra Mundial. Os cinco selos desta série, todos com a taxa de 70c, têm desenhos de Tim Hancock/XSD, e os outros produtos, sobrescrito de primeiro dia, folha miniatura, carteira e pack de apresentação, têm trabalho artístico de Jo Muré, da Austrália Post Design Studio.

Os selos mostram como se viveu os primeiros meses depois da declaração de guerra à Alemanha, com os voluntários em fila para se inscreverem nos postos de recrutamento, e a primeira acção militar australiana com a Força Naval Expedicionária a ocupar o território da Nova Guiné Alemã. Um outro selo mostra um embarque de tropas, com os jovens muito entusiasmados no cumprimento do seu dever, e num outro selo, o Campo de Treino de Mena, no Egipto. Por último, uma pose de três soldados para a fotografia.

Este projecto das cinco emissões ao longo de cinco anos, visa reconhecer o sacrifício e honrar a memória de uma geração, que combateu muito longe da sua terra por um ideal de liberdade.


Sem comentários:

Enviar um comentário