sábado, 3 de maio de 2014

Novidades da Islândia

As novidades filatélicas dos Correios da Islândia, que apresento hoje na nossa página de filatelia, são selos que foram postos a circular no dia 27 de Março. Assim temos, uma emissão de quatro selos da série «Design Contemporâneo da Islândia V - Arquitectura», que mostra a Piscina de Hofsós, uma estrutura moderna que se encaixa no ambiente da cidade, feita em basalto, pela Basalt Architects. O selo de 50g, apresenta o Café do Parque Akureyri, mandado construir para comemorar o 150º Aniversário da Cidade de Akureyri, e o 100º Aniversário deste Jardim Botânico.

Um outro selo desta série, mostra o Ginásio da Escola Borgarfjördur, com design de Kurtugpí Architects. Por último, no selo de 50g (para a Europa) a ponte aérea sobre Hringbraut, resultado de um concurso de design realizado em 2003. O Studio Grandi Architects desenhou esta ponte em conjunto com a Efla Engineers. Estes selos têm desenhos de Örn Smári Gíslason.

A emissão Europa deste ano, apresenta Instrumentos Musicais de cada país e região, e quanto à Islândia, são mesmo instrumentos únicos. No selo de 50g (para a Europa), podemos ver a Harpa de Pedra, criada em 2001 pelo artista Páll Gudmundsson, de Húsafell. Foi usada na composição do «Corvo Mágico de Ódin», que a banda islandesa Sigur Rós realizou com outros músicos e cantores. O segundo selo, de 50g (para fora da Europa), mostra a Harpa Electromagnética, outro instrumento único criado pelo artista Ulfur Hansson. São selos autocolantes, com pequenas zonas dos instrumentos a saírem fora do espaço do selo, desenhados por Örn Smári Gíslason.

Ainda emitiram um bloco filatélico com um selo, da emissão conjunta «O Norte pelo Mar III», realizada entre todos os países desta região. Estas emissões são editadas também em livro temático, com os blocos emitidos e textos explicativos. O trabalho de design foi de Borgar Hjörleifur Árnason, e a fotografia de Arnaldur Halldórsson.



Sem comentários:

Enviar um comentário