domingo, 25 de maio de 2014

Emissões Filatélicas da Irlanda

As últimas novidades filatélicas dos Correios da Irlanda - An Post, estão hoje em destaque na nossa página diária de filatelia. No dia 3 de Abril, emitiram um selo comemorativo do centenário da organização paramilitar feminina irlandesa «Cumann na mBan» (Liga das Mulheres), fundada em Dublin a 2 de Abril de 1914, para auxiliar o recente Exército de Cidadãos Irlandeses, que tornaram possível a independência do domínio inglês. O selo de 60c., desenhado por Ger Garland, mostra membros desta organização num funeral de cidadãos mortos pelas tropas inglesas.

Uma outra emissão de dois selos, posta a circular no dia 24 de Abril, mostra peças do Património Viking da Irlanda. Os primeiros ataques vikings ocorreram no ano 795, vindos possivelmente da Noruega, com saques em toda a costa, onde se estabeleceram em Dublin, Waterford, Wexford, Cork e Limerick, importantes portos da Irlanda. Esta ocupação culminou numa grande batalha no ano de 1014, a Batalha de Clontarf. Este rico Património Viking está a ser descoberto ao longo dos anos, e é apresentado em emissões filatélicas, grande veículo de divulgação cultural, como estes selos que mostram uma espada daquela época, e um objecto decorativo do séc. XII.

No dia 17 de Abril, lançaram um selo comemorativo do centenário da fundação do Exército dos Cidadãos Irlandeses. Este selo estava programado ser posto à venda no dia 23 de Janeiro, mas os Correios da Irlanda - An Post, suspenderam a venda do selo, por haver dúvidas na identificação de uma imagem. O selo apresentava uma fotografia de fundo com membros do exército, e um close-up de um dos homens, presumivelmente um dos fundadores do exército, o Capitão Jack White. Alguns historiadores contestaram a veracidade desta imagem, não reconhecendo este homem como Jack White.

Sabe-se que foram vendidos alguns destes selos na manhã do dia do lançamento, antes da ordem de retirar a emissão da circulação.

Por último, a emissão «Europa - 2014», que este ano representa instrumentos musicais tradicionais de cada país. Os dois instrumentos que reproduzimos aqui, são a harpa irlandesa, e o «Bodhrán», espécie de tamborim do séc. XVIII. Estes selos têm desenhos de Design Factory, e foram impressos na Irish Security Stamp Printing Ltd.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário