sexta-feira, 9 de maio de 2014

Museus Regionais da Suíça

Os Correios da Suíça - La Poste, emitiram a 30 de Abril uma série de quatro selos «Pro Patria», dedicada a museus locais e regionais da Suíça. Esta emissão que está a decorrer entre 2013 e 2015, mostra objectos históricos de doze museus. Os selos têm sobretaxa para apoio à cultura e apoios sociais, têm trabalho gráfico de Vito Noto, de Lugano, e foram impressos por Joh. Enschedé, da Holanda.

O selo de 85+40 mostra uma Máscara de Carnaval de Bâle, do Orstmuseum Binningen, pintada por Gido Wiederkehr. A colecção de máscaras criada por Adolf Tschudin e seus familiares, foi doada a este museu, em 2006.

O outro selo de 85+40, representa um conjunto de telhas «Marselha», do Museo del Malcantone, de Curio, região muito rica na indústria de tijolos e telhas. Esta zona industrial recebeu em meados do séc. XIX o forno circular Hoffmann, tendo desenvolvido a partir daí o comércio para outros países da região e mais longínquos.

Os selos de 100+50 mostram: um instrumento medieval, da Colecção de Instrumentos de Música de Willisau; e um relógio de bolso da colecção da Escola de Relojoaria de Porrentruy, exposta no Museu do Hotel-Dieu.

A Fundação Pro Patria estabeleceu como meta apoiar financeiramente nos próximos anos, cerca de quatrocentos museus locais e regionais da Suíça, por transmitiram uma herança cultural muito rica. Esta fundação, com o dinheiro recolhido das sobretaxas dos selos, apoia projectos para a salvaguarda do património, assim como de origem social e cultural.




Sem comentários:

Enviar um comentário