quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia Internacional do Jazz

A UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, proclamou em 2011 o dia 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz, como forma de juntar comunidades, escolas, artistas, historiadores e entusiastas do jazz em todo o mundo, para celebrar este género musical e a sua arte. O local escolhido para as celebrações de 2014, organizadas pela UNESCO e pelo Instituto de Jazz Thelonious Monk, foi a cidade de Osaka, no Japão.

Dada a sua história lendária como «meca do jazz» no Japão, no início e meados dos anos 20, Osaka foi uma boa escolha como «Cidade Global do Dia Internacional do Jazz - 2014», pois continua a desempenhar um papel importante na divulgação do jazz no Japão. Este ano reuniram-se aí muitos artistas de todo o mundo, para celebrar este dia.

O jazz é uma forma musical de origem americana, do início do séc. 20. Ela está enraizada em tradições africanas, baseia-se em formas musicais europeias e evoluiu em vários estilos em todo o mundo. Há mais de um século que une pessoas de diferentes culturas, religiões e nacionalidades. É uma linguagem universal, poderosa ferramenta de comunicação para a paz, o diálogo e a cooperação.

A Administração Postal das Nações Unidas emitiu no dia 30 de Abril, três folhas miniatura com doze selos cada, que mostram músicos, instrumentos e outros objectos que estão ligados ao jazz. Os selos têm trabalho gráfico de Sergio Baradat, das Nações Unidas, e foram impressos pela Cartor Security Printing, em França. Como é habitual, esta emissão foi lançada nos Centros da ONU em Nova Iorque, Genebra e Viena. Foram ainda editados sobrescritos de primeiro dia e um postal especial.



Sem comentários:

Enviar um comentário