sábado, 16 de agosto de 2014

A Nova Zelândia e a Primeira Grande Guerra

Este é o primeiro ano em que as nações envolvidas no conflito mundial, assinalam este centenário. Muitos países que enviaram tropas para combater na Europa, estão a lançar emissões filatélicas comemorativas, para assinalar o centenário do início da Primeira Grande Guerra Mundial, e ao longo destes cinco anos vão emitir mais peças filatélicas, moedas e livros temáticos.

Foi o que aconteceu com os Correios da Nova Zelândia, que emitiram no dia 29 de Julho uma série de dez selos com o título «For King and Empire», uma forma de demonstrar como os homens daquele tempo seguiram e serviram o seu Rei, e uma homenagem a todos aqueles que combateram na guerra. Lançaram nessa data um livro temático comemorativo, com selos desta série, que conta a história de Melville Mirfin, um recruta que partiu da sua terra natal, Ikamatua, na Costa Oeste, para Samoa, Egipto, Turquia e Frente Ocidental, até chegar a Londres. É um livro de Mark Di Somma, que contou com a ajuda da família deste soldado da Nova Zelândia.

Os selos são apresentados em folhas especiais com a série completa, dois blocos filatélicos especiais que reproduzem a notícia e declaração de guerra, e foram editados sobrescritos de primeiro dia, tudo com design da empresa Strategy Design and Advertising, de Wellington. Para além das emissões filatélicas e do livro, puseram a circular uma moeda comemorativa em Prata Proof, que representa a Brigada Montada «The Rifles», e uma moeda de Ouro Proof, sobre o tema «Começa a Grande Aventura».



Sem comentários:

Enviar um comentário