sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O Correio Militar Britânico

O correio militar começou a surgir na segunda metade do séc. XIX, criado pelos serviços militares e com a colaboração das administrações postais dos países envolvidos em conflitos bélicos, para a garantia das comunicações entre as instituições, e entre os familiares dos militares destacados em campanha.

Em Inglaterra este serviço foi criado em 1882, era o British Forces Post Office (BFPO), o Corpo Postal do Exército, embora antes desta data tenha havido algumas formações idênticas, mas não consolidadas. Hoje em dia é o Royal Logistic Corps que assegura todo o funcionamento do Correio Militar Britânico. E a filatelia também entra aqui, sendo um dos temas importantes do nosso coleccionismo, e de investigação da história postal.

British Forces Philatelic Services (BFPS), da Grã-Bretanha, é uma empresa sem fins lucrativos, que trabalha em conjunto com os correios ingleses e as Forças Armadas Britânicas, para a concepção de materiais filatélicos comemorativos de vários eventos que se vão realizando ao longo dos anos, e para apoio aos coleccionadores destes temas. Algumas dessas peças filatélicas, comemorativas do Centenário da Primeira Grande Guerra, estão aqui nestas imagens que vos deixo. Acedam ao site que indico no texto, e vejam muito mais.



Sem comentários:

Enviar um comentário