Hoje divulgamos algumas das últimas emissões filatélicas dos Correios da Dinamarca - Post Danmark Stamps, postas a circular no dia 11 de Junho. E começo pelo selo comemorativo do centenário do «Den Frie», Centro de Arte Contemporânea, ou «Exposição Livre», uma associação de artistas dinamarqueses fundada em 1891, que inaugurou em 1914 este espaço de exposição em Copenhaga. O selo mostra a fachada do edifício, que é como uma escultura inspirada nos templos da Grécia. Este selo, é um trabalho do artista desenhador e gravador Martin Mörck.
O Centro de Arte Contemporânea de Copenhaga continua a exibir obras de artistas que não estão no circuito normal das grandes galerias e exposições nacionais.
Passa este ano o bicentenário da promulgação da lei do Ensino Obrigatório na Dinamarca, pelo Rei Frederik VI, que estabeleceu sete anos de escolaridade para todas as crianças dinamarquesas. Emitiram um selo autoadesivo, com design de Jakob Monefeldt/Post Danmark Stamps, que mostra material escolar usado pelos estudantes no dia a dia.
Por último, uma série de dois selos que representa casas senhoriais ou palacetes da Dinamarca. O selo de 6,50 coroas, representa a entrada da mansão Knuthenborg, a Norte de Maribo, que está localizada hoje, dentro do complexo do Knuthenborg Safaripark. O outro selo, de 9,00 coroas dinamarquesas, apresenta o Palácio Ledreborg, mandado construir pela família Holstein no século XVIII. O trabalho fotográfico desta série foi de Jens Lindhe, o design de Post Danmark Stamps/Per Ingemann, e a gravação de Bertil Skov Jorgensen.
Para além destes dois selos e do sobrescrito de primeiro dia, editaram uma carteira especial com esta série, e os dois selos do mesmo tema emitidos no ano passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário