sexta-feira, 1 de maio de 2015

Reintrodução do Lince Ibérico em Portugal

Os CTT - Correios de Portugal estão assinalar a reintrodução do Lince-Ibérico na natureza, em Portugal, com uma emissão filatélica lançada ontem, dia 30 de Abril. Esta é a espécie de felino mais ameaçada do mundo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, pois desde meados do século passado esta população tem vindo a diminuir, com a perda de habitat, com a diminuição da população de Coelho-bravo, com a caça furtiva, e com os atropelamentos destes animais.

É uma emissão muito bonita, com quatro selos e um bloco filatélico, que mostra os animais na natureza, no centro de reprodução, animais adultos com as suas crias, e a principal fonte da sua alimentação, o Coelho-bravo. As ilustrações são de Fernando Correia, e a impressão é da Cartor Security Printing, de França, em offset. Foram editados dois tamanhos de sobrescritos de primeiro dia.

Desde o ano 2001 que os dois países ibéricos, Portugal e Espanha, trabalham em conjunto para a reprodução e reintrodução na natureza, desta espécie ameaçada de extinção. Existem quatro centros de reprodução em Espanha, e o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico de Silves, em Portugal. O primeiro casal desta espécie a ser solto em Portugal, o Katmandu e a Jacarandá, nascidos e criados em cativeiro, foram reintroduzidos no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho alentejano de Mértola, em Dezembro passado. Durante os próximos meses serão libertos de forma faseada outros animais desta espécie.


Sem comentários:

Enviar um comentário