sexta-feira, 31 de julho de 2015

Espécies Ameaçadas e Património Mundial

Dois temas recorrentes nas emissões filatélicas da Administração Postal das Nações Unidas, e que bom que assim é, para a filatelia temática e para o nosso enriquecimento cultural, a apresentação em selos postais de espécies animais ameaçadas de extinção, e a divulgação do rico Património Mundial, que da maioria dos sítios só vamos ver nos pequenos pedaços de papel que coleccionamos.

A emissão de selos «Espécies Ameaçadas - Aves do Paraíso», foi posta a circular no dia 16 de Abril em Nova Iorque, Viena e Genebra, quatro selos para cada cidade, com design de Rorie Katz e Sergio Baradat, reproduzindo obras de John Keulemans e William Hart. Foram editadas folhas miniatura, sobrescritos de primeiro dia, postais ilustrados e livro temático.

Quanto à bonita emissão sobre o «Património Mundial da Humanidade», de seis selos postos a circular no dia 5 de Junho, contempla sítios do Sudeste Asiático, como: a cidade de Luang Prabang, no Centro-Norte do Laos, e a sua arquitectura tradicional; o Templo de Borobudur, na Indonésia, inscrito na lista desde 1991; um outro selo mostra um dos mais importantes sítios arqueológicos e religiosos do Sudeste Asiático, Angkor Wat, no Cambodja; os terraços de arroz das Montanhas Cordillera, na Ilha de Luzon, nas Filipinas, inscritos na Lista do Património Mundial desde 1995; a cidade histórica de Ayutthaya, na Tailândia; e os Monumentos Hué, na região Central do Vietname. Estes selos têm design de Sergio Baradat, e fotografias de AGE Fotostock.


1 comentário:

  1. Olá Mario, bonitas as peças meu amigo, parabéns pelas suas postagens,abraço

    ResponderEliminar