terça-feira, 2 de agosto de 2016

Pássaros do Canadá

Os Correios do Canadá puseram a circular no dia 12 de Julho, uma nova série de selos dedicada a «Pássaros», com ilustrações de Keith Martin e grafismo de Kosta Tsetsekas e John Belisle. São cinco selos auto-adesivos, apresentados em carteiras com duas séries, havendo ainda a emissão de um bloco filatélico com os selos gomados (normal), a edição de um sobrescrito de primeiro dia para este bloco, e cinco postais para máximos. O valor facial não está impresso, mas é de correio normal para o território do Canadá.

É uma emissão muito bonita que mostra as aves em voo, sendo que o bloco ilustra todas as aves na sua totalidade e pujança, dando a impressão de movimento. O bloco descreve cada espécie e as províncias onde predominam, sendo mesmo aves-símbolo desses territórios. Assim temos o Papagaio-do-mar, do litoral do Atlântico Norte, e que no Canadá aparece na Terra Nova e Labrador; a Coruja Horned, de Alberta; o Corvo comum, de Yukon; o Lagópode-branco, de Nunavut, ave-símbolo deste território; e a Perdiz de cauda afiada, uma espécie que só é encontrada na América do Norte, neste caso na província canadiana de Saskatchewan.

É uma emissão que enriquece qualquer colecção deste tema. Por isso amigos temáticos, tenham atenção a estes três próximos anos em que esta série vai ser emitida.


1 comentário: