domingo, 8 de janeiro de 2017

Emissão Conjunta Portugal - Índia

Coincidindo com a visita oficial do Sr. Primeiro-Ministro de Portugal à Índia, os CTT - Correios de Portugal e a Administração Postal da Índia decidiram celebrar este encontro, e os mais de quinhentos anos de relacionamento cultural, com uma emissão filatélica conjunta que foi posta a circular ontem, dia 7 de Janeiro, nos dois países. É uma emissão que representa danças tradicionais de regiões de cada país, com trajes e instrumentos específicos, mostrando a diversidade cultural entre os povos.

No selo português podemos ver os "Pauliteiros de Miranda", uma dança folclórica da região de Miranda do Douro, no Nordeste de Portugal. A dança tradicional da Índia é a "Dandiya", um termo do Noroeste da Índia que designa "pau". Portanto, são duas danças tradicionais que utilizam o mesmo tipo de objectos nesta representação guerreira. A emissão é composta por dois selos e uma folha miniatura, como podem ver na imagem, com design do Atelier Design&etc/Túlio Coelho, e impressão da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. O selo de €0,47 representa os "Pauliteiros de Miranda", numa aguarela e grafite sobre papel, de Miguel Schreck, de 2015, da colecção do Museu da Terra de Miranda. O selo de €0,80 representa a dança "Dandiya", numa ilustração de Indian Post Cabinet Design. A imagem de fundo da folha miniatura, que é o traje dos "Pauliteiros de Miranda", do Museu de Arte Popular, numa foto de Paulo Cintra e Laura Castro Caldas/DGPC/ADF.

Apresento ainda imagens da emissão da Índia, e dos dois Primeiros-Ministros Shri Narendra Modi e o Sr. António Costa com as peças filatélicas emitidas conjuntamente. Estas duas últimas imagens são do blog "Rainbow Stamp Club", da Índia, da autoria da filatelista Jeevan Jyoti, sempre muito actual com toda a filatelia indiana e de todo o mundo. Os meus agradecimentos pela gentileza das imagens.



Sem comentários:

Enviar um comentário