domingo, 15 de janeiro de 2017

Publicações recebidas - Janeiro - 1

As tradições e o turismo na Papua Nova Guiné, é o tema escolhido para ilustrar a capa da «Topical Time» nº 400, o número 6 do volume 67, referente aos meses de Novembro e Dezembro de 2016, o Jornal de Filatelia Temática da ATA - American Topical Association. Este artigo assinado por Ray E. Cartier, mostra bonitas imagens da Papua e dos costumes locais, e os selos coloridos que homenageiam essas tradições. Mas muitos outros artigos de grande interesse para todos os filatelistas completam esta edição, de que destaco "Albert Einstein: Visionary thinker and cultural icon", de Barry N. Floyd, ou "Beetlemania", na rubrica "Topics on Postmarks", de George DeKornfeld.

Os quinhentos anos da Reforma Protestante de Martinho Lutero (1483-1546), que são assinalados este ano, é o tema do selo que será lançado pelos Correios da Áustria no próximo dia 24 de Janeiro, com trabalho gráfico de David Gruber e fotografia de Alfred Gugerell, e é o tema da capa da «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 1 de 2017, deste órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine. Este tema da Reforma Protestante de Martinho Lutero é apresentado em artigos no conteúdo da publicação, assim como outros de história postal, de filatelia temática, e também sobre as actividades para os jovens filatelistas e das associações austríacas.

Outra publicação que recebo mensalmente é o «quaderno filatelico», e este é o número 115 do órgão de divulgação da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie". O tema principal desta edição é sobre as emissões de selos personalizados e folhas "Erinnofili" de vários temas, como a fauna, WWF, fauna polare, a arte francesa e italiana. São peças muito interessantes que já tenho divulgado mais vezes, especialmente quando recebo destes amigos italianos. A informação sobre a vida associativa também tem sempre espaço nesta publicação, e desta vez o destaque vai para a informação sobre as contas-correntes de novidades filatélicas e numismáticas que os sócios têm com a associação.



1 comentário:

  1. Dear Mario, I am very happy to come across your blog. I will read through a bit more. I have many questions to discuss. Regards, Pankaj

    ResponderEliminar