segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Novidades dos Correios da Gronelândia

O programa filatélico dos Correios da Gronelândia para este ano de 2017 já foi divulgado, e as primeiras emissões de selos foram postas a circular no passado dia 23 de Janeiro. E começaram com este selo, que é a segunda parte da série que vão lançar até 2020 sobre a «Gronelândia durante a Segunda Guerra Mundial 1940-1945». A primeira série foi lançada em Outubro do ano passado, e em 2020 termina quando passarem 75 anos do fim da guerra. Serão no total dez selos, e cada selo mostra uma fotografia da época, e um desenho de Naja Rosing-Asvid que reproduz a vida naquele tempo e nas condições possíveis. O trabalho de gravação é de Martin Mörck. O selo deste ano retrata o trabalho na mina de criolita de Ivigtût, e o navio "Hans Egede", que foi torpedeado em 1942 por um submarino alemão.

A seguir vem uma série de três selos dedicados à «Música da Gronelândia», sendo esta a primeira de duas séries num total de seis selos, que vão mostrar instrumentos e executantes da música tradicional de várias épocas. O canto de tambor, o grupo coral ou a música de acordeão, são os temas escolhidos para esta emissão com trabalho artístico de Camilla Nielsen. Editaram uma pasta especial com os três selos, e com a descrição completa das tradições musicais que ainda hoje realizam.

O «Desporto na Gronelândia» é o tema da última emissão deste dia, com estes três selos e um bloco filatélico desenhados pelo artista Miki Jacobsen, e com trabalho de impressão de Lowe-Martin Group, do Canadá. Esta é a segunda série dedicada a este tema, tendo sido a outra lançada no ano passado. Os campeonatos nacionais de corridas de cães de trenó, a corrida de montanha "Kang-Nu", no Sul de Nuuk, ou as corridas citadinas, são as imagens destes selos postos agora a circular. Mostro também a capa da revista «Greenland Collector» nº 1 do vol. 22, que para além de descrever estas emissões filatélicas, apresenta o programa para 2017, e a votação para o «Melhor selo de 2016», a que todos nós podemos participar através da ligação que deixei para o site. O vencedor vai receber dez mil coroas dinamarquesas. Participem.





Sem comentários:

Enviar um comentário