terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Emissões dos Correios da Croácia

As últimas emissões filatélicas de 2016 dos Correios da Croácia, foram lançadas nos meses de Novembro e Dezembro. São os destaques desta nossa página de hoje, e para começar temos um selo comemorativo da «Proclamação de Madre Teresa a Santa», num trabalho gráfico de Ariana Norsic, com fotografia de Zvonimir Atletic, e posto a circular no dia 15 de Novembro. No dia 24 foi a vez deste selo do «Natal 2016», que reproduz uma obra do séc. XVII «Adoração dos Reis Magos», dos Museus de Dubrovnik. É um trabalho gráfico de Orsat Frankovic, e os selos são apresentados em folhas de vinte exemplares, mas também lançaram carteiras de selos auto-adesivos com dez exemplares.

A «Fundação Adris - Um Contributo para a Sociedade Croata», que este ano assinala os 10 anos de existência, é o tema de um selo comercial especial que os Correios da Croácia lançaram no dia 28 de Novembro. Os grandes objectivos desta fundação, são promover o conhecimento e a cultura, a criatividade, a solidariedade e o bem comum da sociedade croata. É um trabalho de design de Bruketa/Zinic, e os selos apresentam uma vinheta com a letra A, de Adris, símbolo do grupo.

As emissões de Dezembro, são estas três últimas, com o desenho e a arquitectura moderna de Viktor Kovacic, numa série de três selos posta a circular no dia 1, e que destaca um interior de apartamento, um detalhe de decoração de apartamento e a fachada do Banco Nacional da Croácia. É um trabalho gráfico de Tomislav Vlainic. Emitiram no dia 5 este bloco filatélico comemorativo dos 150 Anos da Estátua de Ban Jelacic, que foi erigida na Praça Central de Zagreb. É um trabalho gráfico de Ariana Norsic. Por último, mais um selo comercial especial, lançado no dia 9, para o HPB - Hrvatska Postanska Banka, e que mostra os Super-Heróis Hrvatko e Black Luca, num trabalho de design de Helena Janecic.








1 comentário: