terça-feira, 24 de janeiro de 2017

VII Jornadas Nacionais de História e Filatelia

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20, com os seus Grupos de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização, e o Grupo de Investigação História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, e a Sociedade de História Interdisciplinar da Saúde - SHIS, organizam as «VII Jornadas Nacionais de História e Filatelia - Os Açores e a Madeira na Filatelia Portuguesa», no dia 27 de Janeiro, na Sala de Conferências do CEIS20, em Coimbra. Esta iniciativa tem a colaboração e intervenção de Pedro Vaz Pereira, Presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Filatelia.

Do programa das jornadas fazem parte duas sessões plenárias, a da abertura às 14 horas com a participação de Maria Manuela Tavares Ribeiro (CEIS20-UC), sobre «Crise da Europa, Abertura ao Atlântico?», e com a moderação de Isabel Maria Freitas Valente, e a segunda sessão plenária, às 17 horas, com a participação de Pedro Vaz Pereira (FPF), sobre o tema «Madeira e Açores nos valores postais em Portugal», com a moderação de João Rui Pita.

Entre as sessões plenárias haverá palestras a partir das 14h45, com Isabel Maria Freitas Valente (CEIS20-UC), sobre «As Regiões Ultraperiféricas portuguesas: Think Green», e a palestra de Antonieta Reis Leite (CES), com «Usos da história. Narrativa e divulgação da identidade Açores», com moderação de Ana Leonor Pereira. As duas últimas palestras são de Ana Leonor Pereira (FLUC/CEIS20-UC), sobre «A descendência com modificações, e a biodiversidade darwiniana nas ilhas atlânticas portuguesas», e a palestra de João Rui Pita (FFUC/CEIS20-UC), sobre «Câmara Pestana - um cientista madeirense (1863-1899)», com moderação de Maria Manuela Tavares Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário