sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Centenário das Aparições de Fátima

Terminaram este mês, dias 12 e 13 de Outubro, as celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, que tiveram comemoração filatélica em vários países, com especial destaque para Portugal com as emissões filatélicas e de marcofilia, as edições de livro e carteira especial, e também as emissões especiais do Luxemburgo, da Polónia e da Eslováquia, e comemorações na Eslovénia com edição de materiais filatélicos que divulguei na ocasião.

Na Eslovénia foram editados sobrescritos e carimbos comemorativos para todos os locais onde a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima esteve, e houve exposições e mostras filatélicas do tema Mariano com trabalho artístico e de divulgação do amigo Janko Stampfl, que também divulguei algumas vezes. Mostro aqui um sobrescrito comemorativo que recebi agora, que assinala o 6º Encontro Esloveno-Croata de 13 e 14 de Outubro, com celebração religiosa comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima, e com descrição pormenorizada das celebrações religiosas que aconteceram ao longo deste ano em vários locais da Eslovénia, da República Checa e na Morávia, e da Exposição Filatélica que esteve no Museu do Cristianismo da Eslovénia, preparada por Tadej Weilgumy em cooperação com a Academia Filatélica Eslovena.

Ainda para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima, os Correios da Irlanda - An Post puseram a circular no dia 12 de Outubro, este selo de €1,35 com design de 2b:creative, e impressão de Cartor Security Printing, de França. No texto de apresentação da emissão fazem uma descrição histórica dos acontecimentos de há cem anos. Deixo também a imagem do sobrescrito de primeiro dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário