sábado, 28 de outubro de 2017

Novidades Filatélicas da Islândia

Os Correios da Islândia - Postphil lançaram no dia 14 de Setembro cinco novas emissões filatélicas, que vamos ver hoje em pormenor, começando pela comemoração dos 500 Anos da Reforma Protestante de Martinho Lutero, que tem emissões filatélicas lançadas um pouco por todo o mundo. O lançamento dos Correios da Islândia é este selo com o valor facial de B50g, para o correio nacional não prioritário, com design de Tryggvi T. Tryggvason. O motivo do selo é a primeira página do Novo Testamento, o primeiro livro impresso em islandês, traduzido por Oddur Gottskálksson em 1540.

A seguir vem a emissão de um selo comemorativo do Centenário da Câmara de Comércio da Islândia, um trabalho artístico de Hany Hadaya. A segunda série dedicada ao Ecosistema dos Fundos Marinhos da Islândia, são os dois selos que mostro a seguir, um bivalve e um coral que se encontram nas águas profundas da costa islandesa, As fotos são do Instituto de Pesquisa Marítima Islandesa, e o design é de Örn Smári Gíslason. A outra emissão de dois selos, é a segunda série dedicada à vegetação selvagem islandesa, mostrando o líquen de laranja comum, e o líquen Bullseye (Placopsis gelida). É um trabalho de design de Kristín Póra Gudbjartsdóttir. Os selos que referi até agora são todos auto-adesivos, e foram impressos por Cartor Security Printing, de França.

A última emissão é um bloco filatélico comemorativo do "Dia do Selo", e que assinala os 250 anos de expedições estrangeiras que viajaram para a Islândia. E a primeira expedição registada em livro, foi do oficial da Marinha Francesa, Yves Joseph de Kerguelen de Trémarec, enviado por Louis XV para prestar assistência aos pescadores franceses naquelas águas, livro esse que tinha importantes informações científicas e militares sobre as expedições. O trabalho de design é de Hlynur Ólafsson, o desenho é de I. Ibbetson e a gravação é de I. Thortwaithe. Quanto à impressão é de Lowe-Martin Group, do Canadá. Mostro ainda a imagem da capa de «Stamp News» nº 2/2017, a publicação dos Correios da Islândia que descreve em pormenor estas emissões filatélicas.








Sem comentários:

Enviar um comentário