quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Notícias da Numismática

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda lançou neste mês de Outubro duas novas emissões de moedas de colecção, sendo uma da série dedicada à Etnologia Portuguesa, alusiva aos "Caretos de Trás-os-Montes", máscaras dos rituais carnavalescos que os jovens usam em festas pagãs e de rebeldia de vilas e cidades do Nordeste português. A moeda tem o valor facial de €2,50 e é apresentada em Cuproníquel, Prata Proof e Ouro Proof, com trabalho artístico de Baiba Sime, e nos limites de produção de sessenta mil exemplares para a versão de Cuproníquel, e de dois mil e quinhentos exemplares nas outras duas versões.

A outra emissão de moeda de colecção é da série Europa, sobre o tema "Idade do Ferro e do Vidro", uma moeda com o valor facial de €5,00 e que é apresentada nas ligas metálicas de Cuproníquel, Prata Proof e Ouro Proof, com limite de produção de sessenta mil exemplares, sete mil e quinhentos e dois mil e quinhentos exemplares respectivamente. O trabalho artístico é de Eduardo Aires, que se inspirou na arquitectura do Palácio de Cristal, no Porto, a sua antiga construção que foi demolida em 1951.

Aproveitando estas notícias da numismática, divulgo o Leilão nº 70 de Münzenhandlung Harald Möller GmbH, de Espenau, na Alemanha, que se realiza no dia 6 de Novembro, no Hotel Best Western Plus, de Kassel, com este excelente catálogo muito ilustrado, que apresenta mais de mil e quatrocentos lotes para venda. Deixei uma ligação ao site desta casa leiloeira de numismática, para que possam aceder e acompanhar esta excelente venda.

É um leilão que nos traz algumas moedas da antiguidade, de grande qualidade, mas que o grande destaque vai para as moedas e medalhas da Alemanha. Há também condecorações militares, uma grande área de notas e cédulas locais, e a literatura especializada de numismática com catálogos e estudos sobre emissões de moedas e medalhas, tanto da antiguidade como de edições mais recentes. Vão encontrar peças de grande qualidade e valor, como estas que estão nas imagens da capa do catálogo, ou nos lotes nº 268 e no nº 115, grandes estrelas deste leilão. Vejam e participem.


Sem comentários:

Enviar um comentário