domingo, 22 de outubro de 2017

Novos Selos e Etiquetas em Portugal

Os CTT - Correios de Portugal lançaram nos dias 19 e 20 de Outubro, duas novas emissões filatélicas, "Cidades Criativas da UNESCO - Idanha-a-Nova e Óbidos", e as etiquetas "Borboletas de Portugal". A UNESCO atribuiu em 2015 às vilas portuguesas de Óbidos e Idanha-a-Nova, a distinção de "Cidades Criativas", pelo desenvolvimento sócio-cultural que estas localidades conheceram nos últimos anos, levando muitos turistas a visitarem e participarem nos festivais literários de Óbidos, e nos festivais de música de Idanha-a-Nova.

São estes dois selos com o valor facial de €0,85, para o correio internacional, com design de Vasco Martins, e que mostram: o Adufe de José Relvas, uma foto de Valter Vinagre, arquivo CCR/Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, um instrumento tradicional desta região; e uma vista de Óbidos, fotografia do Município de Óbidos. Foram editados dois bilhetes postais, o sobrescrito de primeiro dia, carimbos especiais para estas duas localidades, e a pagela de apresentação da emissão. A impressão é dos Correios da Bélgica - Bpost.

No dia 20 lançaram a emissão de etiquetas para máquinas automáticas, estes três desenhos diferentes de "Borboletas de Portugal", ou mais propriamente "traças nocturnas", que são estas espécies agora retratadas, como: a "Saturnia pyri"; a "Deilephila porcellus"; e a "Atlantarctia tigrina". São espécies que podemos encontrar em Portugal, mas que também se distribuem geograficamente por outros países europeus, no Norte de África e na Ásia. É um trabalho de ilustração de José Projecto, com impressão de Uinou, Unipessoal Lda.

As imagens das duas emissões foram obtidas na página da Filatelia dos CTT, do Facebook.


Sem comentários:

Enviar um comentário