É um dos jardins mais bonitos da Cidade de Lisboa, e foi criado por ordem do Marquês de Pombal em 1768, faz agora 250 anos de existência. Foi o primeiro Jardim Botânico criado em Portugal, por Domenico Vandelli para a educação dos príncipes e nobres, e que incluía no seu espaço o Gabinete de História Natural, o Gabinete de Física e a Casa do Risco. Actualmente está agregado ao Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa.
Para assinalar este aniversário, os CTT - Correios de Portugal lançaram nesta segunda-feira, dia 7 de Maio, a emissão de quatro selos e um bloco filatélico, com trabalho de design do Atelier Pendão & Prior/Fernando Pendão, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost. O selo de N20g apresenta uma foto de Sónia Talhé Azambuja, o selo de A20g tem fotografia de Manuela Lourenço Rodrigues, e os últimos dois selos têm imagens obtidas por Margarida Bico. Quanto ao bloco filatélico mostra uma planta representativa da traça original do jardim, uma imagem do Arquivo Histórico e da Biblioteca do Ministério das Obras Públicas. O selo do bloco tem imagem de António Sachetti, e a imagem de D. José I é uma fotografia de Fine Arts Images/Album/Fotobanco.
Esta é mais uma bonita emissão filatélica que os CTT - Correios de Portugal nos apresenta, mas parece-me que querem acabar com os poucos coleccionadores de selos portugueses que ainda há em Portugal. Digo isto, porque em quatro dias úteis seguidos vão lançar cinco emissões. Relembro que foi uma na sexta-feira passada, foi uma hoje, vai ser mais uma amanhã e duas no dia 9. Não há coleccionador que aguente, e mais se tiverem que comprar selos para trocas.
Sem comentários:
Enviar um comentário