sexta-feira, 25 de maio de 2018

As Emissões Comemorativas da Suíça - I

No dia 17 de Maio, os Correios da Suíça lançaram várias emissões comemorativas, um total de nove, que hoje vou divulgar uma parte, e num outro dia divulgo os restantes selos. Estas emissões tiveram uma pré-venda nos Serviços de Filatelia no dia 9 de Maio, e serão comercializadas até 30 de Junho de 2019. E começo pelo selo que nos mostra o desporto mais suíço de todos os desportos, o "Hornuss" ou "Hornussen", criado no século XVII, e que hoje em dia já tem uma associação internacional que ajuda a desenvolver este tipo de desporto noutros países. Para além do selo, foi editado o sobrescrito de primeiro dia, e um sobrescrito numismático, que para além deste selo, leva uma moeda comemorativa de 20 francos suíços, de Prata, lançada em 2015. O trabalho artístico da emissão filatélica é de Bettina Häfliger, de Spiegel, e Christian Grossenbacher, de Seedorf. A impressão é de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda.

A Exposição Filatélica "NABA - Lugano 2018", que se realizou de 17 a 20 de Maio, em Lugano, uma das mais importantes manifestações da filatelia da Suíça, foi assinalada com a emissão deste selo. Foram ainda lançados sobrescritos de primeiro dia e edições limitadas, e uma folha de colecção especial, tudo com trabalho artístico de Fabienne Angehrn, de Lucerna. O trabalho de impressão é de Gutenberg AG, de Schaan, no Liechtenstein. Os "175 Anos da Sociedade Suíça de Farmacêuticos", foram comemorados com o lançamento deste selo com design de Julia Reichle e Martina Pelosi, de Lucerna. A impressão é de Bagel Security Print, de Düsseldorf, na Alemanha.

As bonitas paisagens suíças não podiam faltar na "Emissão Europa 2018", que este ano retrata pontes de cada país. Os Correios da Suíça emitiram estes dois selos, que mostram a Ponte de Ivraie, de Lucerna, e a Ponte de Trift, de Gadmental, um trabalho do designer René Sager, de Lucerna, e impressão de Gutenberg AG, de Schaan, no Liechtenstein. Esta emissão vai ter um produto comum a vários países, uma carteira com os selos emitidos pela Suíça, Liechtenstein, Áustria, Alemanha, Luxemburgo, Eslovénia e Holanda.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário