domingo, 20 de maio de 2018

Dia Mundial das Abelhas

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 20 de Maio como o "Dia Mundial das Abelhas", uma proposta apresentada pela Eslovénia, que desde 2011 deixou de utilizar pesticidas na agricultura, para assim preservar a vida e actividade tão importante destes pequenos seres, para a vida humana, para a nossa alimentação e saúde. Esta data foi escolhida por ser o dia em que nasceu o pioneiro da criação e uso das técnicas modernas de apicultura, o esloveno Anton Jansa (1734-1773).

Para comemorar este primeiro "Dia Mundial das Abelhas", os Correios da Eslovénia vão lançar no dia 25 deste mês este bloco filatélico comemorativo, de valor facial de um euro, com design e ilustração de Zlatko Drcar, e impressão de Agencija za komercijalnu djelatnost d.o.o., de Zagreb, na Croácia. Também o Banco Central da Eslovénia pôs a circular esta moeda comemorativa de dois euros, com trabalho de design de Janez Bizjak, de Bled, e cunhagem do Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato, de Itália.

Estas excelentes peças foram enviadas e oferecidas pelo amigo Janko Stampfl, da Eslovénia, sempre atento a estas grandes comemorações e ao trabalho que ambos fazemos pela divulgação da filatelia e da cultura. Para completar, enviou estas duas séries antigas da Jugoslávia dedicadas a este tema, o selo comemorativo dos "200 Anos da Morte de Anton Jansa (1734-1773)", lançado em 25 de Agosto de 1973, com trabalho artístico de Bozidar Jakac, de Liubliana, e impresso por ZIN - Zavod za izradu novcanica, de Belgrado. A outra série de quatro selos foi lançada no dia 25 de Maio de 1978, um trabalho de design de Andrija Milenkovic, de Belgrado, com impressão de Courvoisier, da Suíça.




Sem comentários:

Enviar um comentário