terça-feira, 22 de maio de 2018

Publicações recebidas - Maio - II

É o número 80 da publicação «Rio Grande Filatélico», referente aos meses de Janeiro a Março, deste órgão de divulgação do coleccionismo da "Sociedade Filatélica Rio-Grandense", de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no Brasil. Sempre com bons artigos de vários temas, e informações sobre a vida associativa da Sociedade, destaco desta edição o texto de Noely Luiz Orsato sobre "Variedades, curiosidades, acidentes e provas na filatelia comemorativa brasileira - 1974", e de Henrique Bunselmeyer Ferreira, o editor e Vice-Presidente da Sociedade, o artigo e estudo "Um pouco de História Postal: carta do Rio de Janeiro para Petrópolis da década de 1850 transportada pelo Correio Fluvial da Corte".

Ainda nesta edição o artigo sobre a série "Brasil, 200 Anos de Independência", de Júlio César Rangel Trindade, e a secção da Miscelânea Filatélica, com textos de Marcos Boaventura, "Filatelia no programa de TV Trato Feito", e "Nazistas na Antártida?". Deixei um pouco do índice das matérias tratadas nesta publicação, agora têm vocês de descobrir estes excelentes textos.

«Le Moniteur du Collectionneur» é o órgão oficial da "Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg", e este é o número 2 de 2018, com muita informação sobre o Congresso da Federação, que se realizou em Rodange, no mês de Março. Apresenta os relatórios das várias comissões, os eventos filatélicos realizados no último ano, e as participações luxemburguesas nas exposições internacionais. Outro destaque é do "29º Dia da Maximafilia", que este ano decorreu também em Rodange, no final do mês de Março, na mesma data do congresso.

A "EXPHIMO 2018" e a "Birdpex8", exposições que se realizaram nos últimos dias no Luxemburgo, de 19 a 21 de Maio, tinham aqui o programa detalhado das iniciativas associadas às exposições, mas deixam aqui também um calendário das próximas exposições e eventos filatélicos nacionais e internacionais. As notícias da vida associativa das organizações filatélicas do Luxemburgo, completam esta edição da Federação Luxemburguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário