sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

100 Anos dos Primeiros Selos Eslovenos

Fez ontem 100 anos, dia 3 de Janeiro, que foram emitidos os primeiros selos postais eslovenos, os "Verigarji". A palavra "Veriga", significa cadeia, e como podem ver pelas imagens dos selos, há um soltar das amarras, um homem a libertar-se das correntes. Era o fim de uma era com o terminar do conflito militar mundial. Estes selos foram planeados para serem lançados no Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios (Drzava SHS), mas este estado durou apenas 33 dias, desde 29 de Outubro de 1918 a 30 de Novembro de 1918. A 1 de Dezembro desse ano, o Estado SHS fundiu-se com o Reino da Sérvia na Kraljevina, e estes selos acabaram por ser lançados em Janeiro de 1919, há precisamente cem anos.

O amigo Janko, da Eslovénia, jornalista filatélico, grande impulsionador da filatelia e especialista na História Postal da Eslovénia, enviou em Novembro estas excelentes ofertas que mostro hoje aqui, um trabalho de investigação e estudo publicado no passado mês de Outubro, com edição de Janko e publicado pela Academia Eslovena de Filatelia, de que mostro a capa, e que apresenta vários estudos de especialistas sobre as primeiras emissões de selos eslovenos, e sobre as muitas variedades de denteados, papéis, erros e impressões. Recordo que os primeiros selos foram impressos pelo método de litografia, e depois as outras reimpressões por tipografia.

Os Correios da Eslovénia lançaram no dia 9 de Novembro esta emissão de um selo, de que mostro o sobrescrito de primeiro dia (FDC) enviado por Janko, e que representa Ivan Vavpotic, o pintor esloveno que fez o trabalho artístico deste selo. Esta emissão lançada em Novembro do ano passado tem design de Tatjana Cvelbar. A Exposição Filatélica Internacional "SLOVENIJA 2019", que se realiza em Março, será dedicada a este tema, assim como foi o Simposium Internacional que se realizou em Outubro passado.

Eu bem disse num artigo anterior, que este Natal foi excepcional. Obrigado amigo Janko!







Sem comentários:

Enviar um comentário