quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Publicações recebidas - Janeiro - III

Este é o último bloco de publicações que divulgo este mês, ficando ainda algumas para divulgar nos primeiros dias de Fevereiro. E a primeira chegou de Porto Alegre, no Brasil, onde é a sede da "Sociedade Filatélica Rio-Grandense", e é o seu órgão de divulgação do coleccionismo «Rio Grande Filatélico» nº 83, referente aos meses de Outubro a Dezembro de 2018, e por isso com mensagem de Feliz Natal e Ano de 2019, que todos nós agradecemos. Nesta edição relembram o evento de lançamento da emissão "Série América - Animais Domésticos", que aconteceu na sede da Sociedade em Novembro, com imagens dos selos e fotografias do acto filatélico.

Dos vários artigos apresentados nesta edição, sempre muito interessantes e de grande ajuda para os filatelistas, destaco dois ou três: como este "Um Pouco de História Postal: Carta pré-filatélica do final da década de 1830 circulada de Rio Grande para Porto Alegre com trânsito por São Francisco de Paula (Pelotas)", de Henrique Bunselmeyer Ferreira, Vice-Presidente da Sociedade e editor da publicação; Também o artigo muito ilustrado de Noely Luís Orsato, "Esboços, ensaios, provas e testes na filatelia comemorativa brasileira - Calendário Lunar Chinês - Ano do Boi - Arte Filatélica de Jô Oliveira"; e "História do Rio Grande do Sul contada de uma outra forma - Parte II", de Ulrich Schierz. Claro que há mais textos de muita qualidade que completam este número.



Da Polónia chega regularmente, e este é o número 1 de 2019 (1155) de «Filatelista», o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów". A capa recorda dois acontecimentos importantes, a comemoração dos 200 Anos da Canção de Natal "Noite Feliz", e a Medalha de Ouro que esta publicação polaca ganhou na Exposição Internacional de Literatura Filatélica "ITALIA 2018". É um prémio merecido pela grande qualidade desta publicação filatélica. Destaco sempre alguns artigos e temas, dos muitos apresentados em cada edição, dando um incentivo para os leitores procurarem estas revistas nas vossas associações, e tomarem conhecimento de todo o conteúdo mensal da publicação.

Também aqui destaco alguns dos muito textos e estudos que publicam mensalmente, como: "O Natal em Avonlea", um artigo de Elzbieta e Andrzej Szostakowie sobre esta localidade fictícia da Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, uma obra de ficção da autora Lucy Maud Montgomery (1874-1942); já Marian Wawrzynkowski desenvolve o tema da canção "Silent Night", da manchete da capa, com a primeira parte de um texto muito ilustrado com selos austríacos e também carimbos temáticos; este mesmo autor publica a segunda parte de um artigo sobre as batalhas aéreas nos céus ingleses durante a Segunda Guerra Mundial, cujo título traduzido na publicação para inglês, é "Attention! It is comming… Part 2". Muitos outros textos de grande qualidade completam esta edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário