terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Os Selos Franceses de Janeiro

As novidades filatélicas dos Correios de França - La Poste começaram a ser lançadas logo no dia 1 de Janeiro, com este selo "Marianne l'engagée" para o Correio Internacional, acompanhando o aumento dos portes para €1,30 de valor facial, mas desaparecendo a diferença entre União Europeia e Mundo. Este é um selo auto-adesivo apresentado em folha, mas também há a emissão de carnet com seis selos, tudo com criação artística de Yseult YZ Digan, gravação de Elsa Catelin, e a capa do carnet é de Stéphane Ghinéa. A impressão é em talhe-doce.

No dia 7 foi a vez de lançarem esta emissão de doze selos apresentados em carteira, que representam tecidos ilustrados com inspiração africana, do Museu de Tecidos Estampados de Mulhouse, um museu criado em 1857, como Museu do Desenho Industrial, e que a partir de 1911 apresentava exposições anuais. Hoje em dia tem mais de cinquenta mil documentos têxteis no seu acervo. Este é um trabalho gráfico dos Correios de França - La Poste, com fotografias de Sylvie Patte e Tanguy Besset, com a colaboração do Museu de Mulhouse.

A última imagem é do selo posto a circular ontem, dia 21, uma homenagem a Émilie du Châtelet (1706-1749), e o que vemos é um detalhe da pintura a óleo sobre tela de Maurice Quentin de la Tour (séc. XVIII), num trabalho de design gráfico de Stéphane Humbert-Basset, e com foto de Gianni Dagli Orti/Aurimages. Foi a primeira mulher cientista francesa, nas áreas da matemática e da física, com obras de sua autoria e tendo colaborado com os grandes nomes da ciência do seu tempo.





Sem comentários:

Enviar um comentário