quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Publicações recebidas - Janeiro - II

Hoje vamos ver uma parte das publicações estrangeiras do coleccionismo filatélico que recebo regularmente, como o jornal mensal italiano «quaderno filatelico» nº 140, órgão da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", jornal referente ao mês de Janeiro. Como sempre, apresentam peças filatélicas realizadas por eles, como esta que aparece na capa, de um gato de raça sul africana, "Gato-bravo-de-patas-negras", mas também peças comemorativas dos 150 anos do nascimento de Gioacchino Rossini. A informação das actividades associativas, dos contributos dos sócios, das iniciativas das associações vizinhas e amigas, são sempre referidas nesta publicação, assim como as dificuldades que encontram no relacionamento com os Correios de Itália. Neste número não esqueceram as mensagens de Natal e Ano Novo que receberam.



«Le Philatéliste Belge» número 28, referente a Dezembro 2018, é a revista trimestral da "Société Philatélique Belge" e da "Académie Royale de Philatélie de Belgique", editada por Patrick Maselis, Presidente da Royal Philatelic Society London, filatelista que apresenta neste número o artigo muito ilustrado "Ce que la philatélie représente pour moi - Une approche très personnelle", dando uma visão geral deste hobby tão apaixonante, desde a história postal até à divulgação da arte e da tecnologia, da ciência à geografia e à história. A capa mostra Lord Wellington (1769-1852), uma pintura de Francisco Goya (1746-1828) da National Gallery, de Londres. Há ainda um outro texto de história postal, de Guy Dutau, "Correspondances illustrées ou ornées ayant voyagé par la Poste Française des origines à 1878: Troisième partie: Les lettres de soldats (1794-1848)", cartas ilustradas com fardas da época e símbolos dos regimentos. O último texto é de André Bollen, Chefe de Redacção desta publicação belga, "The Banqueting House (Whitehall)", sobre Peter Paul Rubens, que pintou a sala de festas onde se realizou o Jantar do Presidente da Royal Philatelic Society London, Patrick Maselis.



A Ópera de Viena está a celebrar os 150 anos de existência, e é com essa imagem do imponente edifício que aparece o número um de «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», publicação de Janeiro, órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", federação que vai lançar nas suas instalações, em Viena, a emissão de um selo no dia 30 de Janeiro, que é o "Austro Fiat Typ 1C", com edição de dois sobrescritos comemorativos. Uma notícia que destacam nesta edição, é da realização em Outubro, em Portugal, da Exposição Nacional de Filatelia, em Viana do Castelo, com a participação de filatelistas dos países do Grupo Alpen Adria, que inclui a participação de coleccionadores austríacos. A Ópera de Viena é tema de um artigo de Peter Riedl e Reinhard K. Schneider, ilustrado com vários selos e postais lançados ao longo dos anos, mas outros artigos de história postal e filatelia temática têm aqui o seu destaque. As actividades filatélicas das associações austríacas, o contacto com os jovens, e as novidades filatélicas dos Correios da Áustria, completam esta edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário