quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Publicações recebidas - Janeiro - I

Estou a começar o ano na divulgação de publicações filatélicas recebidas, e não podia ser melhor, pois são duas excepcionais publicações da filatelia em português, a «Cábula Filatélica» e o «Boletim Informativo da Sociedade Philatelica Paulista».

A «Cábula Filatélica» nº 34, referente a Julho de 2018, é a publicação de divulgação da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, e neste número a capa espelha um tema que é bastante desenvolvido na publicação, que é o cancro e a sua divulgação na filatelia: os 75 Anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro; o 2º Congresso Nacional de Sobreviventes de Cancro; o Congresso do Código Europeu Contra o Cancro; e os 50 Anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Houve sempre divulgação destas iniciativas através da filatelia, e a maioria a ter lugar em Coimbra, com ligação estreita à Secção Filatélica da AAC.

Mas outros artigos muito interessantes são apresentados na «Cábula Filatélica» nº 34, como: "Sobre as Cores dos (Primeiros) Selos Portugueses", da autoria de Catarina Pinto e J. Sérgio Seixas de Melo, do Departamento de Química da Universidade de Coimbra; "A Doçaria Tradicional Portuguesa na Filatelia", de Olga Cavaleiro, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; "Parecer sobre os Portes da correspondência vinda do Brasil", de Adelino Caravela; e "O Bufo Real visto através da maximafilia", de Américo Rebelo, entre outros artigos e notícias associativas.



Do Brasil chegou o «Boletim Informativo» da Sociedade Philatelica Paulista nº 232, referente a Agosto de 2018, enviado pelo amigo Reinaldo Basile Jr., membro do Conselho Consultivo e Presidente da Sociedade entre 2013 e 2017. Este é o ano do centenário, e por isso vão acontecer grandes realizações filatélicas comemorativas, como a Exposição Nacional "BRAPEX 2019", em Agosto, a emissão de um selo alusivo a esta sociedade centenária, e a "Campanha do Centenário da SPP" que está a mobilizar toda a sociedade, entre outras realizações.

A capa mostra um mapa da primeira linha de Correio do interior de São Paulo, instituída em 24 de Outubro de 1824, e que ligava São Paulo a Sorocaba, um estudo de William Ying Dao Chen, ilustrado com peças pré-filatélicas. Destaco ainda, entre outros artigos e estudos: um texto de apresentação da Sociedade Filatélica de Americana "SOFIA", de Gerson Francisco Quinhone, Presidente da "SOFIA", ilustrado com carimbos e selos personalizados de várias iniciativas da sociedade; o artigo "Brasil nas Copas do Mundo FIFA", de Reinaldo Basile Jr.; "Carta Bomba: Uma Peça Filatélica?", do Dr. Roberto Antonio Aniche; e "Estudo dos Aerogramas do Brasil", de Miguel R. Magalhães.

Sem comentários:

Enviar um comentário