segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Novidades dos Correios da Eslovénia

No dia 31 de Janeiro iniciou-se o novo programa de emissões de selos para este ano dos Correios da Eslovénia, de que já divulguei o selo comemorativo do "Dia dos Namorados". Hoje vamos ver as restantes emissões desse dia, começando pelo selo que celebra os "500 Anos do Nascimento de Adam Bohoric" (1520-1598), autor da primeira gramática eslovena que foi publicada em 1584, cuja capa é retratada no selo que apresenta design de Matjaz Ucakar, e impressão de Agencija za komercijalnu djelatnost d.o.o., da Croácia, casa impressora que assina os outros trabalhos de impressão de selos da Eslovénia.

A segunda imagem mostra uma faca do design contemporâneo em metal, uma tradição da família Krmelj que data de 1870, e que até aos dias de hoje tem formado várias gerações de artesãos, embora esta indústria já comercialize outros utensílios. É um trabalho de design de Edi Berk e com fotografia de Tomo Jesenicnik. A última imagem deste grupo é do bloco filatélico que mostra um trabalho do Arquitecto Josip Vancas, de Sarajevo, o edifício do banco Caixa Económica Municipal de Liubliana, construído em 1904, uma cópia do edifício construído anteriormente para um banco de Zagreb. O bloco tem trabalho de ilustração de Robert Zvokelj e design de DAK.





Este segundo grupo de imagens, também selos lançados a 31 de Janeiro, começa com o selo que celebra os "160 Anos de Nascimento do Compositor Hugo Wolf" (1860-1903), um grande mestre que se destacou nas obras instrumentais e vocais, incluindo a ópera "Der Corregidor", selo com design de Maja Tomazic. A celebração do início do Ano Lunar Chinês está sempre presente no programa filatélico esloveno, e este ano não podiam deixar de assinalar o "Ano do Rato", com este selo que tem ilustração e design de Teja Milavec. Por último temos o sobrescrito de primeiro dia da emissão que assinala o "Centenário do Memorando sobre Conservação da Natureza", uma proposta enviada ao Governo da Eslovénia em 20 de Janeiro de 1920 pela Sociedade de Museus da Eslovénia e pela sua Secção de Conservação da Natureza, concebida pelo naturalista Ferdinand Seidl. O selo tem design de Zadruga traparij.



Sem comentários:

Enviar um comentário