sábado, 22 de fevereiro de 2020

Publicações recebidas - Fevereiro - I

Estas são excelentes publicações do associativismo filatélico que recebi este mês, como o «Rio Grande Filatélico» nº 87, referente aos meses de Outubro a Dezembro de 2019, órgão oficial da "Sociedade Filatélica Rio-Grandense", de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no Brasil, publicação que apresenta sempre bons artigos de vários temas e as habituais informações das actividades associativas. Deste número destaco o artigo de José Paulo Braida Lopes, "Juiz de Fora nos Selos", texto publicado anteriormente nos sites de Roberto Aniche, de Filatelia Ananias e na revista FILACAP, e o artigo "A História do Rio Grande do Sul contada de outra forma - Parte VI", de Ulrich Schierz, textos muito ilustrados com selos e marcofilia referentes a estes locais brasileiros. Outros excelentes textos completam esta edição.



O órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 2 de 2020, apresenta a sua capa com imagem referente ao período carnavalesco que vivemos este mês, manchete que destaca um artigo muito ilustrado sobre este tema do coleccionador Erich Böck. Outro tema em destaque é da filatelia junto da juventude, e a emissão filatélica do dia 25 de Fevereiro, um selo que homenageia o trabalho dos Doutores Palhaços. Outros artigos de história postal e filatelia temática preenchem esta publicação, assim como um artigo sobre os correios e a filatelia norueguesa, e uma agenda completa das iniciativas das associações austríacas e das exposições que se realizam nesta zona do Centro da Europa.



O «quaderno filatelico» número 153, é o jornal mensal e órgão de divulgação do coleccionismo da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", associação que teve a sua assembleia anual e eleitoral no passado mês de Janeiro, como podem ver por esta imagem da primeira página, onde descrevem o resultado da votação dos órgãos directivos. Outro destaque que também mostro nas imagens, é do artigo sobre as Mulheres na Filatelia Italiana, texto de Loretta Orlandini que está associado às comemorações do "Dia Internacional da Mulher", a 8 de Março, um dia de luta e festa pelos direitos e emancipação das mulheres. Nesta edição, para além de outros artigos e informações associativas, reproduzem o texto em francês de uma das minhas páginas onde faço referência a uma oferta do amigo André Feller.


Sem comentários:

Enviar um comentário