quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Novas Emissões de Selos Marroquinos

 Estes são mais alguns selos lançados pelos Correios de Marrocos - Barid Al-Magrib nos últimos tempos. Para assinalar o centenário da primeira escola de cerâmica em Marrocos, lançaram esta série de três selos e um bloco filatélico no dia 30 de Novembro, que reproduz obras em cerâmica do Mestre Boujemââ Lamali, duas classificadas de Património Nacional e o prato em vias de classificação. O bloco reproduz uma pintura com uma aula de desenho da Escola de Cerâmica de Safi, inaugurada em Agosto de 1920. O trabalho artístico destes selos é do mestre ceramista Ahmed Gharissi, emissão que teve a colaboração da Fundação Nacional dos Museus e do Museu Nacional de Cerâmica de Safi, e trabalho de impressão dos Correios de França, que executou os outros trabalhos que mostro hoje

No dia 23 de Novembro puseram a circular o selo que mostro a seguir, comemorativo dos "1300 Anos da Fundação de Sijilmassa", selo que mostra uma construção em ruína desta cidade medieval marroquina que foi um grande entreposto comercial às portas do Deserto do Sahara. É um trabalho artístico de Said Azarkan. Hoje, dia 10 de Dezembro, também foi primeiro dia de emissão do selo comemorativo dos "30 Anos do Conselho Nacional dos Direitos do Homem", um trabalho do designer Samir Gabli.

Esta Administração Postal e o artista Mohammed Elouanti estão de parabéns, pela conquista do Prémio do Melhor Selo EuroMed Postal 2020, que foi atribuído com mais de cinco mil votos ao selo da Gastronomia de Marrocos - "Tagine Tagra", aqui representado com o outro selo da série.






Sem comentários:

Enviar um comentário