terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Publicações recebidas - Novembro - III

 Hoje começo por vos trazer estas publicações que chegam do Brasil, uma através do correio, a revista impressa, e a outra por e-mail, as excelentes publicações editadas pelo Prof. Maurício do Prado, a «FILACAP» número 202 e a «FILACAP on line» nº 213, órgãos de comunicação da "Associação Cultural FILACAP", de Cachoeira Paulista, um trabalho de grande mérito que todos os filatelistas e coleccionadores podem acompanhar pedindo informações sobre como assiná-las. Na imagem do Boletim Electrónico têm o e-mail para esse fim.

E a capa da «FILACAP» nº 202 apresenta a imagem do postal máximo comemorativo dos "100 Anos da Presença Marista no Brasil", manchete para o artigo "Dois novos livros sobre Maximafilia", de Agnaldo de Souza Gabriel. Há ainda muita informação variada sobre novidades e as grandes exposições internacionais, e vários artigos especializados de que destaco: "1972 - Sesquicentenário da Independência (1822-1972)", de José Paulo Braida Lopes; o artigo do Dr. Roberto Antonio Aniche, "O Deficiente Físico na Filatelia - Jogos para Surdos"; e os artigos de Bruno Diniz sobre numismática, entre outros muito interessantes. O Boletim Electrónico apresenta muita informação actualizada de tudo o que se passa na filatelia brasileira e mundial, mas também as novidades da numismática e os anúncios para todas as áreas do coleccionismo.



"Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg" edita o seu órgão oficial «Le Moniteur du Collectionneur», e este é o número 4 de 2020 desta publicação que faz a ligação entre federação e os clubes e associações filatélicas luxemburguesas. Acedendo ao site da FSPL também podem ver estas edições, as de 2019 e três edições deste ano. Um dos destaques deste número é sobre o desenvolvimento dos Correios de Luxemburgo no século XIX, pela sua situação geográfica nas rotas postais entre o Atlântico e a Europa Central e Oriental.

Ainda um destaque especial para o Prémio de Inovação do Fórum do Mercado do Livro de 2019, que foi entregue à editora Schwaneberger Verlag, da Alemanha, a conhecida editora dos catálogos Michel pelo desempenho de vendas e pela inovação nos produtos voltados para o cliente filatelista. Esta federação não realizou o seu congresso a 17 de Outubro, que ia ter lugar no Cercle Philatélique de Bettembourg, devido à pandemia Covid-19. Outros artigos e informações da vida associativa desta federação e destes filatelistas, completam esta edição.



Da "Federação Filatélica Australiana" chegou o seu órgão oficial «APF News» número 2 do vol. 34, referente a Setembro, com esta chamada na capa para o adiamento da "Exposição Internacional - Melbourne 2022", que deveria ser inaugurada no próximo mês de Fevereiro. Tal como aconteceu com esta, aconteceu com muitas outras exposições apresentadas aqui na publicação com as novas datas, tanto exibições nacionais australianas como as internacionais. Também a página da "APTA - Australian Philatelic Traders' Association" apresenta as feiras e iniciativas dos associados que mudam de datas ou são canceladas.

Destaco nesta edição o artigo sobre "Borboletas" do filatelista da Bielorrússia Vladimir Kachan, sempre com muitos exemplos e fotografias de peças filatélicas de muitos países. Outra rubrica interessante, e que já vêm a desenvolver noutras edições, é uma espécie de guia/instruções para os filatelistas ou associações criarem as suas páginas web. O editor Darryl Fuller também escreve sobre aerofilatelia, e há outros artigos e notícias da vida associativa sempre presentes nestas edições.


Sem comentários:

Enviar um comentário