domingo, 20 de dezembro de 2020

Publicações recebidas - Dezembro - I

 Chegou do Brasil via internet, a publicação digital «Boletim da FEBRAF» de Novembro, órgão regular da "Federação Brasileira de Filatelia" que destaca na sua área noticiosa a Exposição Nacional de Filatelia que aconteceu de forma virtual em Outubro, a "XII Expo SPP - BRAPEX 2020", acrescentando a acta de palmarés e de encerramento dos trabalhos do corpo de jurados. Nesta primeira página destacam ainda a notícia do cancelamento da Lubrapex e o falecimento do filatelista Gilberto Henry William. Quanto ao artigo de fundo é sobre o tema "São Paulo: Uma Epopeia Econômica", quatro folhas das quarenta e oito da colecção de Ygor Pradella Chrispin, colecção que na sua totalidade apresenta São Paulo no período colonial, no período imperial, de 1889 até aos nossos dias, e na área da industrialização. Já disse várias vezes, mas torno a repetir, que todos podem receber esta publicação, basta pedir para a secretaria da FEBRAF.



Outra publicação que recebo regularmente é «Le Philatéliste Belge», e esta é o número 35, uma edição de Patrick Maselis, da "Académie Royale de Philatélie de Belgique" e da "Société Philatélique Belge". A capa mostra uma fotografia do marechal francês Hubert Lyautey (1854-1934), aqui recordado num artigo de Guy Coutant que descreve a sua carreira militar, em especial no período em que esteve em Marrocos. A situação da vida associativa com esta pandemia, e as reuniões virtuais que estas associações belgas têm realizado para suprir a falta de contactos com os sócios, são tema nesta publicação que faz ainda um tributo ao seu antigo chefe de redacção André Bollen. Vários artigos especializados de história postal preenchem sempre estas publicações, de que destaco um de Jacques Stes sobre a correspondência censurada durante a Segunda Guerra Mundial, correspondência da Bélgica para a República da Irlanda, e também no sentido contrário com vários exemplos em imagens.



O «The Camel Post» número 102, é a publicação do "Sudan Study Group", da Grã-Bretanha, mas com membros em outros países e mesmo nos seus órgão sociais. A filatelia e a história postal deste país e território africano é o tema deste grupo, e a publicação destaca artigos sobre este tema de vários especialistas, neste caso sobre o correio aéreo, a marcofilia de postos de correio nesta região, mas também as perguntas de vários sócios sobre dúvidas que têm em relação a peças filatélicas. Há ainda informação da emissão de selos de Julho da Administração Postal de Sudão do Sul, outras informações associativas e também relacionadas com a pandemia, e outras informações que completam esta edição. Recordo que estes grupos de estudo, tão habituais na Grã-Bretanha e Estados Unidos, são importante fonte de conhecimento para quem quer especializar-se no tema ou país correspondente.



E por último vem o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 12 de 2020 com esta capa que nos deseja Boas Festas e Feliz Ano de 2021, ano em que esta federação comemora o seu centenário. Sempre com muita informação da vida associativa dos clubes e associações austríacas, dá-nos também a conhecer as novidades e produtos que a administração postal tem para venda, os selos e a marcofilia comemorativa, os personalizados e outros produtos associados, e as listas de novidades para o próximo ano. Há ainda o calendário das exposições nacionais e internacionais, os artigos temáticos e de história postal, uma página dedicada aos vencedores do "Troféu do Tema Música - Yehudi Menuhin 2020", outros temas e página de anúncios completam a edição.


Sem comentários:

Enviar um comentário